É um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. (THIOLLENT, 2004, p.14)
É um tipo de pesquisa social com base empírica que
é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução
de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes
representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo
ou participativo. (THIOLLENT, 2004, p.14)
A
PESQUISA PARTICIPANTE E SUAS FASES:
1ª
Montagem de uma equipe de pesquisa da escola
Concordância com a temática e definição;
delimitação do estudo; organização do grupo; distribuição de tarefas; formação
dos pesquisadores, elaboração de um cronograma.
2ª O
estudo preliminar da escola e de seus membros
Diagnóstico da escola com dados sócio-econômicos,
físicos, culturais, censo etc.; pontos de vista dos sujeitos da escola – o que
pensam, quais problemas existem, o que fazem e o que podemos fazer para
melhorar? Difusão dos resultados junto a todos da escola para confrontar os
dados com as opiniões de todos e divulgar o conhecimento.
3ª
Análise crítica dos principais problemas que os participantes desejam estudar
Formação de grupos de estudo na escola por meio de
oficinas, mini-cursos, reuniões com a equipe de pesquisa, para estudar a
temática, conseguir compreendê-la e definir possibilidades de ação.
4ª
Programação e Realização de um Plano de Ação
Estratégias de ação e continuidade do processo de
reflexão e transformação da realidade.
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